« "O ENVIADO" | Entrada | NEGOCIAÇÕES! »
setembro 06, 2004
DAN BROWN - "O CÓDIGO DA VINCI"
Já tinha colocado um post sobre este livro, na altura tinha apenas lido umas tantas folhas. Agora terminado posso comentar.
"O Código Da Vinci" consegue fazer aos leitores o mesmo que fez à personagem Sophie, levá-la a pensar e a duvidar da história contada pela Igreja, pela Bíblia, a duvidar de situações que tomávamos por certezas. Eu já tinha olhado para o quadro de Da Vinci, "A Última Ceia", e afinal eu nunca tinha olhado verdadeiramente.
Tem factos históricos interessantíssimos, as relações do catolicismo com o paganismo, a história da Ordem dos Templários relacionada com o Priorado do Sião, a Maçonaria, e acima de tudo o Santo Graal.
A história transporta-nos pelo Louvre em França, a Abadia de Westminster em Inglaterra, o Convento de Rosslin na Escócia…
É um livro que ataca a Igreja católica, essencialmente porque refere situações completamente opostas aos seus dogmas, e o problema é que será que agora o que é afirmado no livro vai passar a ser a verdade? As referências históricas são precisas mas eu não sei até que ponto são verdade. Claro que sabemos que Jesus Cristo não é filho de Deus, e a Virgem Maria nunca poderia ter filhos, e nestas incongruências tão óbvias que se torna mais fácil de acreditar o que é escrito neste livro e provavelmente estamos perante um dos maiores ataques à Igreja Católica, talvez pior do que os padres pedófilos.
Leiam este livro.
Publicado por Mofo às setembro 6, 2004 01:07 AM
Comentários
Já li (em menos de 24 horas, agora nas férias). Excelente livro e um policial do melhor que há.
Publicado por: catarina às setembro 6, 2004 01:32 AM
Lês muito rápido! :)
Mas diz-me, o que achaste da parte histórica, sem contar com a parte ficcionada. Isto levando em conta que o resto não o é...
Publicado por: Sr. Mofo às setembro 6, 2004 01:49 AM
eu ainda n li, mas th muita curiosidade... so ainda n percebi eh para que serveo outro livro, q eh uma descodificaçao ou la o eh... sera q para percebermos o codigo da vinci temos q ler o descodificado??..
jinhus ****
Publicado por: susana às setembro 6, 2004 12:35 PM
Susana, não precisas ler o descodificado ou qualquer outro livro relacionado com o código da vinci para perceberes o livro. Um dos livros relacionados foi escrito por um padre e outro, julgo que o descodificado, baseia-se apenas nos locais onde as personagens vão, nos quadros do Da Vinci, foi feito para ganhar dinheiro.
Publicado por: Sr. Mofo às setembro 6, 2004 02:03 PM
Agradeço a visita lá ao meu sítio. Quanto ao livro,li nas férias em dois dias. Sabes que eu acho que o principal tema do livro é precisamente a ligação ao sagrado feminino e a forma como, não tanto a Igreja católica, mas o imperador Constantino quando a tornou religião oficial do império, manipulou os evangelhos de forma a fazer desaparecer tudo o que ligasse ao vrdadeiro papel de Maria Madalena e à natureza humana de Cristo. É uma tese hoje em dia muito corrente (ainda outro dia vi um documentário sobre o mesmo assunto), mas provas propriamente ditas não sei se há. Depois tudo isso se liga com os Templários, o que é relamente o Graal, etc. Ando à procura dum livro que ele cita porque já agora gostava de ler mais um pouco sobre isso. Desculpa lá o discurso (para primeira vez...). Um abraço.
Publicado por: lique às setembro 6, 2004 04:55 PM
Sim lique, também fiquei interessado nos livros que são referenciados, o tal que foi escrito na decada de 80, e nos livros sagrados encontrados há algum tempo, livros datados de uma epoca anterior às altarações feitas por Constantino.
Publicado por: Sr. Mofo às setembro 6, 2004 05:15 PM
Li o livro com uma sensação de urgência. Comprei-o poucas semanas depois de estar à venda em Portugal. Vi-o na FNAC e gostei da capa; a contracapa também me era apelativa. Lembrou-me uma fase da minha vida em que li tudo o que encontrei sobre evangelhos apócrifos, sobre fé e sobre religião, com especial ênfase para a construção das grandes religiões monoteístas organizadas e todas as concessões que a fé teve de fazer à crença, o divino teve de fazer ao material, adaptando costumes ou incorporando datas, como, por exemplo, os equinócios e as festas pagãs que os celebravam.
Viemos de uma sociedade matriarcal, em que a fé na grande deusa fértil era quase o mesmo que a fé na vida. Essa fé foi, gradualmente, sendo substituída por uma religião organizada por homens e para homens, enquanto o papel da mulher se subvalorizava no grande esquema que imiscuía nos anseios de divino, os desígnios do interesse. Já ninguém duvida, penso eu, que uma Igreja forte é bem mais do que uma Fé forte. A Igreja (qualquer uma delas, no sentido de culto organizado, onde englobo mesmo as 3 grandes) é um negócio, uma construção, um arbítrio. A Fé é uma prece, uma súplica, um agradecimento. Combinam-se, é verdade. Mas não são a mesma coisa.
O livro é um policial extraordinariamente bem escrito, a pensar no ritmo certo, a deixar os capítulos em suspenso para nos prender à leitura. Está bem fundamentado teológica e historicamente. Prende-nos a atenção com imagens que fazem parte do imaginário ocidental. Mas é, especialmente, um livro que só poderia surgir numa época que já viveu toda a celeuma de filmes como A Última Tentação de Cristo ou A Paixão de Cristo; uma época que vê padres católicos a serem condenados por pedofilia, rabis acusados de ladrões e todo o fanatismo dos líderes árabes, mais as suas desculpas (mal) fundamentadas no Corão. E um livro numa sociedade que, finalmente, parece ter perdido o temor de centrar parte da sua vida no feminino, onde o feminino se faz cada vez mais presente, se apela a "homens sensíveis", ao entendimento entre os sexos, aos "metrassexuais", aos casamentos homo, às licenças de parto partilhadas entre os pais, etc, etc, etc.
O livro é fruto de uma época que já não teme questionar o tabu. Mesmo que esse tabu seja a Igreja Católica Apostólica Romana e os seus inúmeros séculos de condicionamento das almas.
Bem, já abusei do vosso blog. As minhas desculpas :)
Publicado por: Hipatia às setembro 6, 2004 05:35 PM
Hipatiá, só não concordo contigo numa coisa, não abusaste do blog, muito pelo contrário, comentários feitos por pessoas com conhecimentos sobre a matéria são extremamente bem vindos para quem lê o blog.
Obrigado pelo comentário, e ãbusa sempre que assim o entendas, seja qual for o assunto.
Já agora, és Wicca? :)
Publicado por: Sr. Mofo às setembro 6, 2004 05:49 PM
Gostei do "Brida", do Paulo Coelho, mesmo não gostando de Paulo Coelho. Li demasiados Camus e Satres para ser Wicca. Nunca deixei de ser "estrangeira" na fé. Cusquei demasiado nos orientais para ainda ter uma noção única de fé. Temo a organização da crença, porque abomino qualquer prelúdio de fanatismo. Não sou sequer baptizada. Não sou nada, se calhar. Gosto de me pensar agnóstica. Acredito, não venero. Falo com o divino na primeira pessoa. Não gosto que me medeiem a fé.
Obrigada pela simpatia.
Gostei do blog e acho que vou voltar :)
Publicado por: Hipatia às setembro 6, 2004 05:57 PM
Em relação ao Paulo Coelho ainda não li nada dele mas tenho a pré-concepção de que não gosto. Chamo-lhe instinto :)
Camus e Satre também não fazem parte da minha biblioteca, infelizmente, espero emendar essa falha brevemente.
Aproveito para fazer publicidade ao teu blog que está com muita qualidade. Parabens.
Por outro lado, volta sempre que puderes, as portas estarão abertas Hipatia, e continua participativa. Os posts para mim servem como apresentação de um tema para ser falado/debatido nos comentários por isso eu gosto que ponham comentario´s já que irão gerar troca de opiniões, e quando as opiniões são boas aprende-se sempre algo.
Abraço Hipatia
Publicado por: Sr. Mofo às setembro 6, 2004 06:12 PM
obrigada peloe esclarecimento, sr mofo!! =)
jinhus*****
Publicado por: susana às setembro 6, 2004 07:52 PM
hipatia gosto do que dizes ser. muito mais gente neste mundo deverá pensar como tu
não sera o meu caso atendendo ao facto de me recusar a pensar sobre o asuntos sobre o qual escrevestes
existem demasiadas coisas cá deste lado para q possa perder tempo com algo que se calhar não estarei preparado para comprender
Publicado por: frogas às setembro 6, 2004 10:05 PM
hipatia não li o dito livrinho como é evidente e talvez na esteja bem em sintonia convosco
uma coisa é certa eu para alem de na gostar de mediadores detesto e vomito sobre os controladores
Publicado por: frogas às setembro 6, 2004 10:12 PM
Frogas, o livrinho é bem interessante. Basta lê-lo como um policial.
Quanto aos controladores e aos assuntos que preferes não discutir, bem... confesso que não compreendi bem. Mas o defeito deve ser mesmo meu, já que talvez não tenha passado bem a ideia de que a minha opinião era apenas isso. E, como todas as opiniões, não têm de ser impostas aos outros :)
Fica bem.
Publicado por: Hipatia às setembro 6, 2004 10:29 PM
Hipatia, conhecendo o Frogas eu julgo que ele quando fala de mediadores está a falar de padres e coisas que tais, e controladores vai pelo mesmo caminho, controladores da mente.
Frogas, se não for isto depois diz qualquer coisa :)
Publicado por: Sr. Mofo às setembro 6, 2004 11:05 PM
acabas de ser contratado para meu tarologo até parece que me pariste
bem ainda bem que não
não gostaria de passar a vida a discutir com a mamã
Publicado por: frogas às setembro 6, 2004 11:59 PM
È sem duvida um bom policial, mas longe de ser um grande livro, pese embora levante algumas questoes pertinentes. Face ao facto de este livro ser um best-seller a nivel mundial, alguém da Igreja Catolica devia chegar-se à frente e dar uma explicação! E quem tem as provas q as apresente de uma vez por todas! É obvio q existe algo, mas como sempre, em vez ser utlizado para o bem de todos, é apenas usado para o bem de alguns, que, sinceramente, nao me parecem ser pessoas q precisem de mais ajuda!
Publicado por: DrJonster às setembro 7, 2004 02:23 PM
Excelente discussão, gostei imenso de acabar de ler os comentários todos acima. Só umas notas, o tal livro de referência, 'Sangue de Cristo, o Santo Graal' ou coisa assim, não li, mas foi-me imensamente recomendado. O outro 'descodificado' acho que é só para ganhar dinheiro, como é acima indicado.
Não sei suficiente para saber se as referências históricas são válidas, Sr. Mofo, mas sei que me apeteceu imenso ir visitar uma série de sítios, e acho que as descrições estão muitíssimo bem metidas. Quanto ao livro em si, sendo um excelente policial com um tema muito em voga e imensamente apelativo, literariamente não é maravilhosamente bem escrito (eu li o original em inglês), mas isso talvez o torne ainda mais acessível a uma grande camada de leitores.
E sim, leio muito depressa e não fiz quase nada no entretanto, senão dormir à pressa quatro horas. :)
Publicado por: catarina às setembro 8, 2004 12:53 AM
É verdade Catarina, apetece percorrer o Louvre, ir a Westminster...O livro deve ter tido esse efeito nas pessoas, os museus devem estar agradecidos ao facto, não que o Louvre necessite de publicidade :)
Quanto a não ser uma grande obra literária...julgo que acima de tudo está bem escrito, com uma linguagem simples e moderna, sem querer ser mais do que um policial, e em certas partes é como se estivessemos a ler um livro de história. Se a linguagem fosse mais elaborada talvez não tivesse o mesmo efeito.
Repara Catarina, o livro está escrito de uma forma apelativa, o melhor exemplo é que o leste num dia :) e o livro tem 500 e tal páginas.
Publicado por: Sr. Mofo às setembro 8, 2004 11:54 AM
Claro que sim, concordo, está bem escrito, sim. O que eu queria dizer é que a utilização da língua é bastante simples, mas não diminuo em nada o livro ou o autor por isso, antes pelo contrário. E causa realmente o efeito de ser muito acessível e de leitura muito rápida.
Publicado por: catarina às setembro 8, 2004 02:29 PM
Devo ser o único que ainda não li.
Publicado por: aZElha às setembro 11, 2004 12:20 AM
Certeza absoluta que não és o único aZElha, há aqui um comentador que eu sei que também ainda não leu, o que não diminui o valor do seu comentário, não achas Frogas? :)
Publicado por: Sr. Mofo às setembro 11, 2004 01:57 AM
É a primeira vez que participo neste blog , alias é a primeira vez que participo num blog ! Tendo acabado de ler o livro senti necessidade de partilhar os meus sentimentos com outras pessoas! Eu nao sou crente nem muito menos praticante , nao sou sequer baptizado , mas tenho um grande interesse sobre determinadas questoes sobre a relegiao. Neste livro varias delas sao tambem apontadas , tais como toda a gente que leu o livro leu tambem a parte em que e demonstrado que o vaticano trabalhar principalmente para o seu proprio bem e em prol do seu poder ! Sera que sao este os valores em que tanta gente pode acreditar tao cegamente ?
Admito perfeitamente que as pessoas acreditem na ilusao mas sendo como sou quetiono sempre as coisas tento encontrar fundamentos , e comprovativos ! O grande problema é que em paises como portugal é quase decidido a nascença a religiao de uma pessoa , porque por decisao dos pais a pessoa e baptizada , sendo imediatamente influenciada a acreditar nas crenças dos pais ! Logo nao necessita de questionar a veracidade das coisas em que acredita.
Voltando ao livro quero tambem dizer que toda a gente o devia ler porque com que as pessoas questionem a veracidade dos factos descritos , mesmo que os possa incomodar tal coisa , sao levados a questionar-se a elas mesma inconscientemente ! Bem acho que ja tou a abusar do vosso espaço , visto que tambem a minha opiniao vos possa parecer um pouco imatura mas tendo em conta a minha idade podem achar compreensivel !
Ja agora em relaçao a este post " Afixado por: Sr. Mofo em setembro 6, 2004 06:12 PM " quero-te aconselhar a ler o "alquimista" de paulo coelho.
Publicado por: Rui às setembro 29, 2004 12:19 AM
Rui, obrigado pelo comentário, não me parece que quem leia fique com a ideia de imaturidade.
Em relação ao Paulo Coelho, eu já tinha falado sobre esse autor, eu nunca li, nem tenho nada contra, mas tenho a impressão que não vou gostar :)
Em todo o caso, se tiver a oportunidade de ler o livro irei lê-lo. Já agora também te deixo uma sugestão, o "Baudolino" do Umberto Eco.
Um abraço
Publicado por: Sr. Mofo às setembro 29, 2004 12:25 AM
Agradeço a sugestao e se tiver oportunidade de o ler assim sera ! A minha referencia a minha imaturidade e simplesmente devida a eu dizer determinadas coisas que podem ferir determinadas pessoas ! Embora pelos post que li acima as opinioes nenhuma das pessoas que postaram se podem sentir ofendidas com as minhas afirmaçoes ! Mas eu sou muito ver para crer !
Publicado por: Rui às setembro 29, 2004 12:40 AM
Olá.
Acabei de ler o Código de Da Vinci e gostaría de partilhar algumas ideias.
Realmente a obra de Dan Brown toca em assuntos que foram tabú por dois mil anos. Assuntos esses que, pelos vistos, incomodaram o Vaticano ao ponto de acusarem o autor de omitir e/ou manipular alguns factos, incitando as pessoas ao "anti-catolicimo". Uma pesquisa mais atenta vai revelar alguns "erros" e alguma falta de precisão. Por exemplo, no livro, Dan Brown cita sempre "os autores" e os "historiadores que estudam Da Vinci". Ora, qualquer pessoa minimamente informada sabe que "Da Vinci" se refere à cidade natal de Leonardo, nome pelo qual deve ser referido. Mas até que ponto isso é importante? Será que basta para alguém escrever um livro a dizer que em cada página há um erro? Por favor...O Código de Da Vinci NÃO é um livro de história. É um romance!!!! Eu não encontrei "mentirias diabólicas" nenhumas que justifiquem uma publicação que anda pelas livrarias.
Na minha opinião, este policial não pode ser entendido como "anti-cristão", mas sim como um livro que nos sugere uma outra maneira (mais verdadeira?Actual?)de interpretarmos a religião.
Por outro lado também não devemos acusar a Igreja de nos ter ocultado a "verdade" assim de ânimo leve. As pessoas sempre precisaram de acreditar em algo superior a elas, algo divino. É realmente é muito cómodo dizer que me aconteceu tal coisa porque Deus quis, ou por outras palavras, responsabilizar o divino pelos azares da vida(ou até por certos actos por nós praticados). Atendendo a isto foi criada uma religião, com base
em algém de orígens humildes, com quem o povo se podería identificar e tentar seguir o seu exemplo, e se assim o fizesse tería a devida Recompensa. No entanto, foi também decidido que para aspirar à tal Recompensa sería preciso pertencer ao "clube", e aquí surgiu a Igreja. Tudo o mais foi feito precisamente para tornar a história credível. E realmente lograram o objectivo.
Será que isto foi absolutamente mau? Na minha opinião, não. O aspecto mais positivo (e creio que o mais importante) foi a esperança e a "tábua de salvação" que a Igreja proporcionou (e proporciona) aos desprotegidos,que até ao fim da Idade Média foi a esmagadora maioria da população. É verdade também que a Igreja, vendo-se com tanto poder, abusou dele da maneira que todos conhecemos e todos(espero) condenamos, mas isso sería outro assunto.
Entretanto os tempos mudaram, e as pessoas começaram a ter maior consciencia delas mesmas e a querer decidir, explicar, questionar tudo o que lhes apresentavam como verdades irrefutáveis. Obviamente que "água mole em pedra dura...", e começaram-se a revelar as invenções dos fundadores da actual Igreja Católica Apostólica Romana. E acharam-se uns vencedores, mas na realidade...o trabalho da Igreja já estava feito...
Segundo Dan Brown, a Igreja nada tem a ver com os seus principios originais, que foram passados a Maria Madalena e posteriormente para certas organizações secretas. Esses principios são, de longe, mais lógicos que os da actual Igreja. Mas será que o Mundo, há dois mil anos estaría preparado para os compreender? Creio que não.
Hoje em dia, quem quer acreditar acredita, quem quer ver os fios das marionetas também vê. A escolha depende da maneira de como cada um entende a sua felicidade.
Eu gostaría de salientar que sou agnóstico e não tento defender nem a Igreja, nem uma posição de permanente ataque ao Vaticano. Não sei se este post saiu alguma coisa de jeito (o que parece minimamente aceitável às duas da manhã pode não parecer nove horas depois:) )
Obrigado a todos aqueles que fizeram o sacrificio de ler o testamento até ao fim.
Publicado por: Anonymous às setembro 29, 2004 02:42 AM
Olá.
Acabei de ler o Código de Da Vinci e gostaría de partilhar algumas ideias.
Realmente a obra de Dan Brown toca em assuntos que foram tabú por dois mil anos. Assuntos esses que, pelos vistos, incomodaram o Vaticano ao ponto de acusarem o autor de omitir e/ou manipular alguns factos, incitando as pessoas ao "anti-catolicimo". Uma pesquisa mais atenta vai revelar alguns "erros" e alguma falta de precisão. Por exemplo, no livro, Dan Brown cita sempre "os autores" e os "historiadores que estudam Da Vinci". Ora, qualquer pessoa minimamente informada sabe que "Da Vinci" se refere à cidade natal de Leonardo, nome pelo qual deve ser referido. Mas até que ponto isso é importante? Será que basta para alguém escrever um livro a dizer que em cada página há um erro? Por favor...O Código de Da Vinci NÃO é um livro de história. É um romance!!!! Eu não encontrei "mentirias diabólicas" nenhumas que justifiquem uma publicação que anda pelas livrarias.
Na minha opinião, este policial não pode ser entendido como "anti-cristão", mas sim como um livro que nos sugere uma outra maneira (mais verdadeira?Actual?)de interpretarmos a religião.
Por outro lado também não devemos acusar a Igreja de nos ter ocultado a "verdade" assim de ânimo leve. As pessoas sempre precisaram de acreditar em algo superior a elas, algo divino. É realmente é muito cómodo dizer que me aconteceu tal coisa porque Deus quis, ou por outras palavras, responsabilizar o divino pelos azares da vida(ou até por certos actos por nós praticados). Atendendo a isto foi criada uma religião, com base
em algém de orígens humildes, com quem o povo se podería identificar e tentar seguir o seu exemplo, e se assim o fizesse tería a devida Recompensa. No entanto, foi também decidido que para aspirar à tal Recompensa sería preciso pertencer ao "clube", e aquí surgiu a Igreja. Tudo o mais foi feito precisamente para tornar a história credível. E realmente lograram o objectivo.
Será que isto foi absolutamente mau? Na minha opinião, não. O aspecto mais positivo (e creio que o mais importante) foi a esperança e a "tábua de salvação" que a Igreja proporcionou (e proporciona) aos desprotegidos,que até ao fim da Idade Média foi a esmagadora maioria da população. É verdade também que a Igreja, vendo-se com tanto poder, abusou dele da maneira que todos conhecemos e todos(espero) condenamos, mas isso sería outro assunto.
Entretanto os tempos mudaram, e as pessoas começaram a ter maior consciencia delas mesmas e a querer decidir, explicar, questionar tudo o que lhes apresentavam como verdades irrefutáveis. Obviamente que "água mole em pedra dura...", e começaram-se a revelar as invenções dos fundadores da actual Igreja Católica Apostólica Romana. E acharam-se uns vencedores, mas na realidade...o trabalho da Igreja já estava feito...
Segundo Dan Brown, a Igreja nada tem a ver com os seus principios originais, que foram passados a Maria Madalena e posteriormente para certas organizações secretas. Esses principios são, de longe, mais lógicos que os da actual Igreja. Mas será que o Mundo, há dois mil anos estaría preparado para os compreender? Creio que não.
Hoje em dia, quem quer acreditar acredita, quem quer ver os fios das marionetas também vê. A escolha depende da maneira de como cada um entende a sua felicidade.
Eu gostaría de salientar que sou agnóstico e não tento defender nem a Igreja, nem uma posição de permanente ataque ao Vaticano. Não sei se este post saiu alguma coisa de jeito (o que parece minimamente aceitável às duas da manhã pode não parecer nove horas depois:) )
Obrigado a todos aqueles que fizeram o sacrificio de ler o testamento até ao fim.
Publicado por: Maverick às setembro 29, 2004 02:43 AM
AINDA NÃO ACABEI DE LER O CODIGO DA VINCI QUE ME TEM FASCINADO DESDE A PRIMEIRA PÁGINA, PRINCIPALMENTE PORQUE ESPICALHAÇA A RELEGIÃO CATÓLICA E TUDO AQUILO A QUE A IGREIJA SE ENCOTRA ENVOLVIDA,NÃO QUE EU TENHA ALGUMA COISA CONTRA A RELEGIÃO EM SI, MAS O FACTO É QUE TENHO IMENSAS DUVIDAS EM RELAÇÃO AQUELES QUE SE ENCOTRAM Á SUA FRENTE. NEM TUDO QUE LEMOS É REAL COMO É OBVIO, MAS OS FACTOS EM QUE É BASEADA A HISTÓRIA, PELO QUE PESQUISEI SÃO FIAVEIS, MAS AS DUVIDAS EXISTEM SEMPRE, A VERDADE É QUE ESTE ROMANCE MEXE COM TODOS AQUELES O LÊM, E EM MUITOS CASOS´PODE SER UMA AJUDA NA COMPREENÇÃO DE CERTOS ACONTECIMENTOS, SEI QUE HÁ PESSOAS QUE COMPREENDEM O QUE QUERO DIZER...
A CONCLUSÃO QUE TIREI DESTE LIVRO, É QUE ESTÁ A SERVIR PARA MEXER COM AS PESSOAS, MEXER COM AQUILO EM QUE ACREDITAM E QUE LHES FOI PASSADO DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO, E SENDO A SUA FÉ TORNA TUDO MAIS GRAVE, E CONFUSO.
SEMPRE SE SOUBE QUE O VATICANO ESCONDE DO POVO INFORMAÇÕES QUE TAMBÉM NÓS TEMOS O DIREITO DE SABER, A QUESTÃO É, SE NÃO FOSSEM TÃO GRAVES PORQUE ESCONDERIAM ELES DE NÓS, FILHOS DEUS ASSIM COMO ELES, SERÁ QUE ESSAS INFORMAÇÕES NÃO IRIAM ABALAR TODO O ALICERCE DA IGREIJA CATÓLICA????????DE QUE TÊM ELES MEDO?????
Publicado por: BIA às outubro 2, 2004 05:59 PM
Pesso desculpa por ter me metido no blog assim sem mais nem menos, mas achei tão interssante ler as vossas opiniões que também quiz dar a minha, e aqui vai mais um comentário, desta vêz acerca do escritor Paulo Coelho, eu já li quase todas as obras dele e a verdade é que o admiro muito, eu sou uma pessoa que acredita no outro lado de nós, que se estamos aqui é por alguma razão, principalmente para nos descobrirmos, ele tem sido para mim como uma inspiração, ensina a ver certas coisas de uma maneira mais clara, como ele diz " todos nós temos um dom " quem sabe se com a sua escrita ele não nos está a ajudar a encotrar o nosso.Em relação a Brida é um livro lindissimo que fala sobretudo de amor, descoberta, respeito pela natureza e pelos homens,e magia, acho que não existe nada mais gratificante do que saber respeitar tudo isto, eu acredito nestas coisas, e acima de tudo na verdade dos sentimentos.Já agora para quem gosta do género recomendo "A Profecia celestina" de James Redfield, é um livro já com uns bons anos de edição mas poucas pessoas o leram eu achei interessante.Jokas
Publicado por: bia às outubro 2, 2004 06:28 PM
Pesso desculpa por ter me metido no blog assim sem mais nem menos, mas achei tão interssante ler as vossas opiniões que também quiz dar a minha, e aqui vai mais um comentário, desta vêz acerca do escritor Paulo Coelho, eu já li quase todas as obras dele e a verdade é que o admiro muito, eu sou uma pessoa que acredita no outro lado de nós, que se estamos aqui é por alguma razão, principalmente para nos descobrirmos, ele tem sido para mim como uma inspiração, ensina a ver certas coisas de uma maneira mais clara, como ele diz " todos nós temos um dom " quem sabe se com a sua escrita ele não nos está a ajudar a encotrar o nosso.Em relação a Brida é um livro lindissimo que fala sobretudo de amor, descoberta, respeito pela natureza e pelos homens,e magia, acho que não existe nada mais gratificante do que saber respeitar tudo isto, eu acredito nestas coisas, e acima de tudo na verdade dos sentimentos.Já agora para quem gosta do género recomendo "A Profecia celestina" de James Redfield, é um livro já com uns bons anos de edição mas poucas pessoas o leram eu achei interessante.Jokas
Publicado por: bia às outubro 2, 2004 06:29 PM
Pesso desculpa por ter me metido no blog assim sem mais nem menos, mas achei tão interssante ler as vossas opiniões que também quiz dar a minha, e aqui vai mais um comentário, desta vêz acerca do escritor Paulo Coelho, eu já li quase todas as obras dele e a verdade é que o admiro muito, eu sou uma pessoa que acredita no outro lado de nós, que se estamos aqui é por alguma razão, principalmente para nos descobrirmos, ele tem sido para mim como uma inspiração, ensina a ver certas coisas de uma maneira mais clara, como ele diz " todos nós temos um dom " quem sabe se com a sua escrita ele não nos está a ajudar a encotrar o nosso.Em relação a Brida é um livro lindissimo que fala sobretudo de amor, descoberta, respeito pela natureza e pelos homens,e magia, acho que não existe nada mais gratificante do que saber respeitar tudo isto, eu acredito nestas coisas, e acima de tudo na verdade dos sentimentos.Já agora para quem gosta do género recomendo "A Profecia celestina" de James Redfield, é um livro já com uns bons anos de edição mas poucas pessoas o leram eu achei interessante.Jokas
Publicado por: bia às outubro 2, 2004 06:29 PM
bom eu já agora queria dizer que já li o livro e adorei. acho que os capitulos estao divididos muito inteligentemente. receio até que, se não fosse por essas divisoes tao bem feitas, talvez o livro não me tivesse dado tanto gozo a ler como deu.
e já agora, aproveito que estavam a falar do Paulo Coelho, para vos contar uma coisa que me deixou "parva"...
tipo como talvvez saibam ou não, no 10º e 11º anos nós temos que fazer um "contrato de leitura", ou seja, temos que nos comprometer a ler um determinado livro durante o ano, para no final do ano lectivo fazer-mos uma ficha, apresentarmos o livro à turma, etc. Para isso, eu escolhi o livro "Veronika decide morrer", que acho que é uma das obras "obrigatorias" para quem gosta de Paulo Coelho... no final do ano, ao apresentar o livro, a professora baixou-me a nota... não pelo trabalho ter má qualidade. não por a apresentaçao do livro estar fraca. mas sim porque, segundo ela, o livro que eu escolhi é demasiado infantil, com a minha idade (16) já não deveria ler coisas destas!!!!!
agora eu pergunto: será que, daqui a uns aninhos, os livros de Paulo Coelho virão ilustrado com coelhinhos na capa e serão oferecidos a miudos de 7 e 8 anos??? acho que vou esperar para ver...
jinhus *****
Publicado por: susana às outubro 3, 2004 09:56 PM
Olá susana, vim só fazer um pequeno comentári em relação ao que a tua professora disse em relação ao livro de Paulo Coelho "Veronica Decide Morrer" eu acho que ela se o leu não deve minimamente ter entendido a mensagem que o livro continha, ou então deve de ser uma pessoa muito insensivel em relação a tal assunto ´já só para falar superficialmente,eu li o livro duas vezes e em nada achei que fosse infantil nem acharia devido ao seu conteudo até acho que muita gente o deveria ler porque é um assunto actual, para quem não conhece é sobre o suicidio, ela não deve de conhecer o significado da palavra infanti de certeza, não me admirava nada que vos sugerice a leitura e pesquisa do livro "O Pequeno princepe" se calhar já não é um livro infantil................
Publicado por: bia às outubro 4, 2004 11:17 AM
Olá a todos,
Cuidado com o Codigo de Da Vinci. O livro é ficção da ficção!!!. Li este livro achando que por ser um bestseller pudesse ser alguma coisa interessante. Ledo engano. O livro é absurdamente chato e vazio. Isso mesmo: se você levar em consideração as falhas históricas sente-se lesado e que perdeu seu tempo lendo um monte de bobagens no melhor estilo teoria da conspiração. A mudança do foco da ação a cada mudança de capítulo pode prender a atenção no início do livro, mas depois torna-se irritante e previsível. O diálogos incluem inúmeras a explicação didática imensas, absurdas e que ofendem a inteligência do leitor ao supor que ele possa crer em tamanhos asneiras. A ação também é muito previsível, em nenhum momentos cremos que os "heróis" estejam seriamente correndo risco algum e é óbvia a revelação de quem é o vilão ao final. Do jeito que foi escrito, tem mais cara de roteiro de filme de ação. Daqui a pouco está passando na "Tela quente". Prefiro o historicamente mais sólido: QUEBRANDO O CODIGO DA VINCI de DARRELL BOCK, e a melhor vacina contra esse tipo de farsa: MUNDO ASSOMBRADO PELOS DEMONIOS, de CARL SAGAN. Leiam mais em
http://www.argumento.net/cenacritica/index.shtml#1096159641
http://www.midiasemmascara.org/artigo.php?sid=2238
http://www.opusdei.pt/art.php?w=28&p=7972
http://www.contenderministries.org/discrepancies/davincicode.php
http://www.catholiceducation.org/articles/persecution/pch0058.html
ou continuem acreditando no Papai Noel, saci ...
Publicado por: Marcos às outubro 7, 2004 09:30 PM
Eu gosto de acreditar no Papai Noel!
Este ano vou lhe pedir uma bicicleta ;)
Publicado por: cachucho às outubro 7, 2004 11:19 PM
O segundo site que o Marcos colocou já diz tudo. Não comprem um livro só por que é o mais vendido, e sim pelo seu conteúdo. Esses livros que questionam a vida de deus nunca deveriam ser lidos, e não se pode acreitar em tudo que lê, ainda mais nessas tolices. Não comprem essa pseudo-leitura, comprem um livro que faça bem ao conhecimento humano!!
Publicado por: Murilo às fevereiro 12, 2005 03:36 PM
" Esses livros que questionam a vida de deus nunca deveriam ser lidos"
Esta tua frase diz tudo!
Continua com essa maneira de pensar e ainda te arriscas que te chamem ignorante!
Publicado por: cachucho às fevereiro 12, 2005 08:40 PM
Desculpa Murilo mas acho que devemos nos questionar sobre tudo o que nos rodeia, se não qualquer dia voltamos á idade da pedra.
Publicado por: bia às fevereiro 14, 2005 01:01 PM
DIZEM QUE É UM ENREDO INTERESSANTÍSSIMO DO PRÍNCIPIO AO FIM. AINDA NÃO O LI MAS COMECEREI EM BREVE.!!!!!!!!!!! SEI ISSO SEGUNDO A MINHA IRMÃ QUE JÁ O LEU.......
Cumprimentos aos leitores presentes!!!!!!!!!!!!!
Publicado por: Sabrina às maio 6, 2005 03:55 PM
eu ando a ler este livro e estou quase a acabar e estou a gostar muito de o ler já tinha visto o quadro "a ultima ceia" de Da Vinci mas nunca com olhos de ver. é um livro muito interessante.
faz-nos duvidar de certas coisas, mas isso é importnte pk talcomo siz o cachuco devemos questionar-nos acerca dos que nos rodeia se nao ainda voltamos a idade da pedra.
Publicado por: Fatima às maio 7, 2005 10:05 PM
Apesar de ser um excelente livro e de ser escrito de uma forma inteligente ao ponto de deixar o leitor preso de capítulo para capítulo, o assunto em si, é já conhecido e discutido por muitos há muito tempo... É uma chamada de atenção para as contradições da Igreja Católica, para os subtis apelos do maior génio de toda a História, Da Vinci (na minha opinião), sendo importantes estas revelações, para aqueles que nunca tinham ouvido falar no assunto, no contexto da actual igreja. No entanto, a onda de livros que se aproveitaram da merecida fama do Código Da Vinci, foi vergonhosa, porque todas as grandes obras têm que ter "sequelas" apenas em nome do lucro... Os meus parabéns a Dan Brown pelo Código Da Vinci, e também pelo Anjos e Demónios, embora n tenha gostado tanto, por achar que acabou por se tornar previsível.
Publicado por: Joana às junho 5, 2005 04:49 PM
Concordo em absoluto contigo Joana!
Publicado por: cachucho às junho 6, 2005 10:27 AM