« NUS! | Entrada | DESCULPEM-ME QUE SOU MINISTRA »

janeiro 12, 2005

BLOGOSFERA A NU

A blogosfera está a perder identidade.
A rebeldia que fazia dela um local alternativo aos comuns meios de comunicação social está a desaparecer.
O que se vai cada vez mais assistindo é o surgimento de certos clãs na blogosfera, ou seja, existem grupos de blogs que são elogiados por tudo e por nada. Escrevem um post a dizer "bom-dia" e têm 50 comentários a dizer: "genial pá, a forma como escreveste o bom-dia", outros pelo contrário dizem "bom-dia" e têm 50 comentários a dizer "olha este maoista merdoso a dizer bom-dia, deves estar bem na vida deves, por acaso está bom-dia?"

Depois existem os penetras, que vão espreitando as estatísticas e quando vêem um blogue a subir na tabela, lá aparecem eles com uns comentários oportunistas, ou a criar "flames" para darem nas vistas.

Existem também aqueles que se zangam, e passam de geniais a bestas. O bom-dia de outros tempos, deixa de ser genial e passa a ser banal.

E o que dizer daqueles que criticam atitudes e "modos de sentir" de blogs "rivais" e depois passadas umas semanas, têm atitudes e modos de sentir semelhantes?

E aqueles que se dizem intocáveis e que se estão a marimbar para as críticas alheias e depois choram e choram em posts consecutivos?

E já vos falei daqueles a que a fama lhes sobe à cabeça, e lá do alto da sua cagança começam a olhar de cima para baixo pensando: "quem é que são estes tótós que só estão em 124314241241º lugar e que colocam fotos de nus?"

E claro que não nos podemos esquecer daqueles em que o seu desporto favorito é a ofensa e a mentira.

A blogosfera está a perder identidade porque parece que estamos metidos numa gerra, onde numa barricada estão os lambe-botas e na outra barricada estão os que-são-acusados-de-que-tudo-o-que-escrevem-ser-um-perfeito-disparate.

Não seria mais interessante se a blogosfera fosse mais sincera e mais solidária?
E agora vou dormir, que estou chateado...

Publicado por cachucho às janeiro 12, 2005 02:41 AM

Comentários

isso passa é da idade
tadinhos são jovens na pensam, e depois é isto ,enervam-se
vá -lá na chores que amanhã é dia de trabalho
e tens de estar fes-qui-nho para aturar os teus chefessssssssssssss e cu-legas de trabalho

Publicado por: frogas às janeiro 12, 2005 03:00 AM

Deixe lá, vizinho, que a blogosfera é como a vida lá fora! Isto não há nada como cada um ser como é, e dar-se bem com quem puder dar-se bem, e quanto àqueles com quem não consegue, pois olhe, a gente arreia e acabou-se. O que interessa é querer blogar e ter vontade de continuar, mesmo que seja só mais de vez em quando.
(a culpa dessa falta de disposição deve ser mas é destes governos que nos andam a dar cabo da cabeça e só querem o nosso rico dinheirinho, e as nossas crianças e velhotes pra beijar de quatro em quatro anos - são velhos e crianças bissextos...)

Publicado por: Vi às janeiro 12, 2005 06:32 AM

Bom dia!!!! :)))

Publicado por: catarina às janeiro 12, 2005 08:08 AM

Por acaso está mesmo um lindo dia...

Publicado por: Nelson Santos às janeiro 12, 2005 08:34 AM

LOL catarina, e está mesmo um lindo dia, é verdade.

Vi acredito que também seja por isso, mas existem coisas que me chateiam... mas enfim, hoje é um novo dia.

Publicado por: cachucho às janeiro 12, 2005 10:29 AM

Sete! Enfiei SETE carapuças.

Publicado por: Monty às janeiro 12, 2005 10:44 AM

Caro Cachucho, já reparei em muitos desses comportamentos.

Um dos meus leitores já me chegou a dizer, com razão, que determinada fotografia tinha muita luz... e não foi por isso que deixou de ser uma das pessoas a quem também visito com agrado! (Agora esquece-me é o nome desse leitor!Hehehe!)

Acho que deve ser assim: gosta-se->elogia-se, não se gosta->critica-se!

Saudações

Publicado por: Carriço às janeiro 12, 2005 11:02 AM

Monty nem sequer pensei em ti quando escrevi este texto, eu até tive para terminar o texto a dizer, "E agora vou ler o afixe"...

Carriço eu concordo contigo, aliás as opiniões sinceras são muito bem-vindas, mas não era bem aí que queria chegar.

Publicado por: cachucho às janeiro 12, 2005 11:10 AM

Ora porra, Cachucho, tá bem, mas eu enfiei-as na mesma. ;) As carapuças andam no ar e um gajo enfia-as.

Publicado por: Monty às janeiro 12, 2005 11:21 AM

Tenho qualquer coisa agarrada à barbatana. Ah, não cabia no meu focinho...

Publicado por: a sétima carapuça às janeiro 12, 2005 11:29 AM

Sei, cachucho!
Querias mesmo era realçar essa espécie de associativismo que se vai vendo na blogoesfera. Reparo que isso se nota mais nos blogs virados para a política. Porque será?

Saudações

PS - O último nú... lindo!

Publicado por: Carriço às janeiro 12, 2005 11:36 AM

Agora sim, acho que acertaste em cheio amigo carriço ;)

Publicado por: cachucho às janeiro 12, 2005 11:40 AM

O sentimento não é exclusivo de Portugal.

Duas notas de dissidência, em contextos bastante diferentes:

http://www.noirextreme.com/node/33

e

http://www.henshall.com/blog/archives/001067.html

Publicado por: lsantos às janeiro 12, 2005 12:31 PM

Ai isto é mesmo assim??? Não sei se me quero meter no meio... Sabes, ainda esta coisa dos blogs e blogesfera não se falava, os posts diários de informação já eram muito comuns num certo tipo de sites, nomeadamente nos sites de web-design. O pessoal corria-os a todos e copiava informação de um lado para postar no outro... Enfim. Mas todos nos entendiamos. E a malta gostava. E falava uns com os outros. Mas nunca se falava dos nossos sites nos jornais nem na televisão. Nem nas revistas da especialidade. Lembro-me que em 2002, uma revista de web-design suiça referiu o meu www.browserd.com como uma boa fonte de informação e recebi logo alguns mails que diziam algo do genero "então pá, viraste mainstream?". Pois é. A fama não é má. Depende é de que fama. Se aquela que nos encontra, se aquela que procuramos.

Parabéns pelo teu site.

Publicado por: Pedro às janeiro 12, 2005 01:18 PM

Eu cá sou mesmo como o romeiro: ainda digo que não sou "ninguém". Vai dai, não tenho carapuça para enfiar... Até fiquei com frio nas orelhas. Snif

Publicado por: Hipatia às janeiro 12, 2005 01:51 PM

Começando pelo fim: nota-se que estás chateado! Até muito! A análise não deixa de estar correcta, também acho que há clãs por aqui, mas a mim parece-me mais ou menos normal. Porque quando há um blogger com quem sentimos mais afinidade, passa a ser como um amigo. E aos amigos desculpam-se mais coisas do que aos outros, não é? Quando a passar de 8 a 80 tenho sentido isso, mas a inversa não... Assim, para já, não me lembro de ter começado a embirrar com ninguém. Nem sinto que tenham também começado a embirrar comigo. Terei a pele dura?
PS - Não estou a ver as carapuças que o Monty enfiou. Ele é tipo apaixonado, arrebatado, essas coisas todas, mas não o encaixo em nada do que disseste. ( e voltei agora a reler, fiquei na mesma; ná ele tá é tonto!)

Publicado por: Emiéle às janeiro 12, 2005 02:17 PM

É bem verdade o que dizes. Muitas vezes tenho pensado que tinha expectativas muito altas em relação à blogosfera. Acho que tinha a ideia peregrina que ela poddia constituir-se como um espaço de informação independente e de debate mais sério. Hoje, tenho uma ideia diferente, acho que há lugar para tudo. Há bons blogues com informação independente, com boa escrita, com excelentes imagens. Há os outros que falas.
Como refere alguém num comentário, é como na vida real - há os uns e ou outros.
Abraço blogueiro

Publicado por: GIN às janeiro 12, 2005 02:37 PM

Eu concordo com a tua análise Emiéle :)
E também já disse ao Monty que o texto não se enquadra nele :)

Publicado por: cachucho às janeiro 12, 2005 03:39 PM

GIN, se calhar o problema é o que tu descreves, as expectativas altas, ao principio tudo nos parece normal e depois com o desgaste, vamo-nos apercebendo das coisas mais ao pormenor

um beijito

Publicado por: cachucho às janeiro 12, 2005 03:41 PM

Ora aí está!

Publicado por: sharkinho às janeiro 12, 2005 04:17 PM

Cachucho o que queres dizer com "A rebeldia que fazia dela um local alternativo aos comuns meios de comunicação social está a desaparecer.",já agora,é para entender o que escreves depois.

Publicado por: re21 às janeiro 12, 2005 11:05 PM

Há muito farisaísmo...

Publicado por: mfc às janeiro 12, 2005 11:23 PM

Mas deste por isso agora?!?
Alguma vez foi diferente?

A blogosfera portuguesa sempre foi assim. De graxa e favores.

Publicado por: m. h. AdamastoR às janeiro 13, 2005 12:37 AM

Re21, quero dizer que a blogosfera era mais rebelde, era mais imprevisível, metia muitas vezes o dedo na ferida, era mais interventiva, existia uma troca de opiniões mais saudável mesmo que fossem diferentes... agora parece que é tudo igual, não estou a dizer que sou diferente dos outros para melhor, eu também me posso incluir no meu texto, estou a falar do geral da blogosfera, ou pelo menos é assim que a vejo.

Publicado por: cachucho às janeiro 13, 2005 01:05 AM

m.h.AdamastoR, não foi só agora que descobri o que escrevi, tenho vindo a descobrir aos poucos, e pronto, ficou a minha opinião registada.

Publicado por: cachucho às janeiro 13, 2005 01:08 AM

bravo cachucho há que defender o "underground".
um abraço

Publicado por: tchernignobyl às janeiro 13, 2005 02:40 AM

Bom dia!
E parabéns pelo destaque. :-)

Publicado por: nikonman às janeiro 13, 2005 11:41 AM

Obrigado pelo elogio ;)

Publicado por: cachucho às janeiro 13, 2005 09:53 PM

Boa tarde,
agora percebi a guerra q li no charco(inho)
beijos

Publicado por: Luna às janeiro 14, 2005 05:02 PM

São fases... quarto minguante deste satélite!

Publicado por: Inês às janeiro 15, 2005 02:57 PM

É isso, deve estar numa fase mais sombria :)

Publicado por: cachucho às janeiro 15, 2005 02:58 PM

Já muitos o pensaram. Tu tiveste a coragem de o escrever.

Os meus parabéns!

Publicado por: M. (de Manuela) às janeiro 18, 2005 12:40 AM

No LiveJournal era bem pior, o comportamento geral de "grupinho de liceu" era muito mais evidente.
De resto, as pessoas neste meio têm os mesmos comportamentos que têm na vida offline, pelo que todos esses fenómenos (que já ocorreram em "n" tipos de interação on-line) são mais para ignorar do que para importar.
O recreio já acabou há muito tempo.

Publicado por: Mário às janeiro 18, 2005 03:32 PM

Vinha dizer "Bom Dia" mas a Catarina (claro) já disse. Ainda assim "bom dia" seu maoísta.
[o que são "flames"?]

Publicado por: jpt às janeiro 18, 2005 10:57 PM

São chamas :) discussões "quentes" e polémicas entre blogs, pelo menos é a interpretação que eu dou à palavra :)

Obrigado pelo bom-dia maoísta ;)

Publicado por: cachucho às janeiro 19, 2005 12:33 AM

ah, então é mesmo isso. pois, então é só flames por aí afora. e adentro

Publicado por: jpt às janeiro 20, 2005 11:13 PM

Ai a riqueza desta diversidade de opinoões!

Um abração para a geral
Zecatelhado

Publicado por: zecatelhado às janeiro 23, 2005 02:37 AM