« NUS! | Entrada | CONFÚCIO »
abril 04, 2005
A MINHA OPINIÃO SOBRE O PAPA JOÃO PAULO II

O tratamento que a comunicação social tem dado à morte do Papa João Paulo II, para além de ridículo, roça uma qualquer doença mental só explicada por algum psicólogo experiente na área.
Assistir a entrevistas, onde os entrevistados falavam como se o Papa já estivesse morto, assistir a directos eufóricos em que se contavam os segundos para João Paulo II conhecer a morte, pode-se dizer que é no mínimo surrealista.
Falando um pouco no Papa João Paulo II, parece-me a mim que o ser humano tem a tendência para idolatrar alguém depois de morto, esquecendo-se por completo de todas as coisas negativas que a pessoa em causa realizou durante a sua vida.
Toda a gente fala de João Paulo II como se tivesse feito algo de transcendente, algo que mais ninguém no mundo ousou fazer.
Cheguei a escutar que foi o Papa o grande responsável pela queda do muro de Berlim. Alguém me pode explicar porquê?
Alguém me pode explicar porque razão João Paulo II é o grande responsável pela queda do muro de Berlim, quando foi o próprio comunismo que entrou em colapso numa altura em que a economia mundial andava pelas horas da amargura.
Falam ainda que o Papa teve um papel importante na independência de Timor-Leste. Será da minha memória ou foi João Paulo II que não beijou o chão de Timor, preferindo beijar o chão Indonésio, quando internacionalmente ainda não se falava na anexação de Timor à Indonésia?
Dizem que se empenhou contra a guerra do Iraque, mas quantos milhões de pessoas em todo o mundo se empenharam igualmente nessa luta anti-guerra? Não foi o Papa João Paulo II que recebeu George W. Bush com um sorriso nos lábios pouco depois de milhares e milhares de Iraquianos terem sido mortos numa guerra ignóbil inventada pelo Sr. Bush?
Não foi João Paulo II que escondeu até ao limite as dezenas de padres, sacerdotes e bispos pedófilos? Não foi João Paulo II que continuou a campanha homofobica da igreja, que não mexeu uma palha para terminar com a descriminação das mulheres no seio do Clero, que se insurgiu veemente contra o preservativo quando, principalmente em Africa, existem países em que quase metade da população está infectada com o vírus da SIDA, que lutou incessantemente contra o divórcio?
A pergunta que se coloca é: A humanidade evoluiu graças a João Paulo II?
Apetece-me usar uma frase que um amigo meu tanto gosta de usar: “Graças a Deus que não sou católico”. Como Ser Humano sinto a morte do Papa, apesar de não concordar com 90% do que ele defendia. Respeito todos aqueles que têm ideologias diferentes das minhas, não obrigando ninguém a pensar como eu, gostava por essa mesma razão que a Igreja deixasse de tentar condicionar a forma como os outros pensam e, principalmente, tentar condicionar a forma de viver de todos aqueles que têm orientações ideológicas diferentes das suas!
Publicado por cachucho às abril 4, 2005 12:45 PM
Comentários
entramos no tempo da lavagem de imagens,não deve de haver santinho no céu mais perfeitinho que este que ainda não o é
ainda bem que já existe um ser humano sem defeitos e ainda bem que este foi criado pelas televisões cá da terra
temos o país no seu melhor
Publicado por: frogas às abril 4, 2005 11:21 PM
lá está. mas isto ninguém vê. é de um fanatismo doentio.
Publicado por: Tiago às abril 5, 2005 01:20 AM
Concordo!
Mas vou apontar a única coisa boa que ele fez e que é do meu conhecimento: Pediu desculpa por todos os mortos que a Igreja fez, nomeadamente no tempo da Inquisição, e disse até se sentir envergonhado com esses tempos da Igreja.
Publicado por: Nayakatir às abril 5, 2005 11:48 AM
Concordo com o Frogas, o Tiago e, obviamente com a Nayakatir.
Mas como em tudo, as coisas negativas são sempre mais evidente e afectam muito mais os outros do que as coisas positivas!
Publicado por: cachucho às abril 5, 2005 12:03 PM
EXCELENTE POST! ;) :+:
Publicado por: Boss às abril 6, 2005 02:43 PM
Obrigado pelo elogio Boss.
Abraço
Publicado por: cachucho às abril 6, 2005 04:09 PM
Que Deus abençoe a todos vcs!!! E que um dia, quem sabe, vcs possam perceber a intensidade do amor. Aqui eu digo o amor, simplesmente, não quero fazer nenhuma relação com o amor divino... somente com o amor simples e verdadeiro.
Para constar, apenas: sou jovem (18 anos), como imagino que a maioria de vcs deve ser, católica e concordo com vcs no que diz respeito ao intenso sensacionalismo que a mídia é capaz de fazer com fatos como esse. Porém, sinto-me obrigada a dizer que buscar, ardentemente, por
argumentos que denigram a imagem de uma pessoa, só vem provar a importância que João Paulo II realmente teve pois mesmo após sua morte conseguiu reunir e mobilizar nações do mundo inteiro.
Publicado por: Suelen Lúcio Boschen às abril 9, 2005 02:40 AM
Em primeiro lugar obrigado pelo comentário e que sejas bem-vinda a este blog.
" Porém, sinto-me obrigada a dizer que buscar, ardentemente, por
argumentos que denigram a imagem de uma pessoa, só vem provar a importância que João Paulo II realmente teve "
Não procurei ardentemente nada. Apenas e só, escrevi aqui factos que ninguém pode desmentir. O texto vai apenas de encontro a tudo aquilo que a comunicação social se esqueceu de referir e que pelos vistos a histeria do momento apagou.
Eu não tenho nada contra João Paulo II, apenas tenho algo contra o que ele defendia!
Publicado por: cachucho às abril 9, 2005 02:44 AM
CONCORDO COM VC COM RELAÇÃO AO TRATAMENTO DA MÍDIA EM RELAÇÃO A MORTE DO PAPA.CONTUDO É PRECISO ENTENDER A IMPORTÃNCIA HISTÓRICA DESSE PAPA QUE MESMO TENDO SIDO CONSERVADOR,CONSEGUIU ADMIRADORES POR ONDE PASSOU.CREIO QUE VC ESQUEÇE TAMBÉM DO FATO DE QUE UM HOMEM COM O PODER DE INFLUÊNCIA E DE FORMAÇÃO DE OPINIÃO COMO FOI JOÃO PAULO II,É CAPAZ DE COM SUAS PALAVRAS DERRUBAR MUROS NÃO DE UMA VEZ MAS PAULATINAMEMTE COMO OCORREU.
Publicado por: marcos bonfim às abril 10, 2005 08:31 PM
o papa foi muito bom pra todos ele nos encinou muitas coisas boas e devemos muito pra ele por isso eu acho q o papa q entrou novo deve seguir o q o papa joao paulo II fez e iria fazer.rezem pelo papa joao paulo II
Publicado por: vidal / baiano às maio 4, 2005 04:52 PM
Espero bem que este novo papa "encine" a todos!
Publicado por: Sr. Mofo às maio 4, 2005 09:39 PM
Cruz, credo! Eu, apesar de tudo, espero que este novo não nos "encine" nada de sua autoria, mal por mal antes o outro.
Publicado por: Emiéle às maio 5, 2005 12:19 PM
Querido amigo...respeito a sua visão sobre a pessoa de João Paulo II, porém não se deve ignorar a sua veemência de um grande comunicador em estar ao lado do ser humano principalmente de católicos, não católicos e principalmente os não cristãos...
A MÍDIA se refere a João Paulo II , em relação aos abusos de pedofilia como um onmissor...pelo contrário ele reuniu os bispos e sancionou medidas severas contra os mesmos onde muitos perderam o conhecido '' estado clerical''...foram julgdos pela justiça comum...
É errônea a vossa visao deturpada de nosso PAPA como um omissor nos direitos humanos...lembra do tsunami, JOÃO PAULO II...ENVIOU AS VÍTIMAS UMA QUANTIA APROXIMADA DE 3OO MIL DOLARES...e pq a midia não explicita isto...pq nao interessa -a e sim os fatores negativos...pois se auto-sustenta disso...de SENSACIONALISMO e DEMAGOGIA.
Quanto JOÃO PAULO II ser dotado de alguma espécie transcedental... por vias da razao nao... pq ele não é ato puro de ser e sim constituido de matéria e forma, ato e potência e substância e acidente...porém a olhos da fé como Paulo...em uma de suas cartas em 1tm...diz..."combati o bom combate,terminei minha carreira e guardei a fé..só me resta agora receber a coroa da justiça q O SENHOR JUSTO JUIZ ME DARÁ NAQUELE DIA...".
Quanto no q se refere a queda do comunismo o próprio JOÃO PAULO II, afirmou o q acabou de situar...porém não se pode negar q o mesmo PAPA teve grandes influências e expressão...como afirma o próprio Mikael Gorbatchev.
Se tens as suas revoltas contra a igreja, veja q somos seres humanos na busca transcedental e plena...porem o CRISTO...confiou e instruiu os sacerdotes a serem os nossos legítimos pastores...a nos conduzirem a felicidade plena...em comungar no Ser enquanto Ser... o Primeiro Motor Imóvel...DEUS.
Não queira ficar somente criticando...faça...se eres tão perfeito como afirma, fale-me de como é constituida a sua divindade...porém veja no exemplo de nosso PAPA um ARAUTO DA PAZ.
QUANTO A AIDS...na África é comum as pessoas comerem carne de chimpanzé e por isso este grande número e a doença lá já era conhecida e por ter se alastrado pelo mundo contornam as coisas...
No q diz respeito, quanto as mulheres na igreja ,elas possuem um grande espaço...agora esses alarmistas q estão por ai...são pessoas infelizes e mal realizadas e projetam nos outros o q gostariam de ser.
O MUNUS DA IGREJA é este...ANUNCIAR O AMOR E CRISTO...E NÃO DEVE SE MUNDANIZAR E ACOMPANHAR AS TENDÊNCIAS MUNDANAS E SIM SABER COMO DIRECIONAR O PASTOREIO DO POVO DE DEUS SEM DEIXAR DE CUMPRIR COM O SEU DEVER,COMO PROMOVER A DIGNIDADE HUMANA...
Termino por aqui...não leve isto como algo pessoal e sim como uma opnião q busca pressupor a verdade ...não desqualiicando o seu pensamento e sim alicerçar a minha visão negativa quanto aos seus conceitos e, na formulação e na estrutura desse mesmo pensamento...até mais...um forte abraço.
Publicado por: Derek Warhick Araujo Andrade às maio 16, 2005 04:24 PM
Querido amigo...respeito a sua visão sobre a pessoa de João Paulo II, porém não se deve ignorar a sua veemência de um grande comunicador em estar ao lado do ser humano principalmente de católicos, não católicos e principalmente os não cristãos...
A MÍDIA se refere a João Paulo II , em relação aos abusos de pedofilia como um onmissor...pelo contrário ele reuniu os bispos e sancionou medidas severas contra os mesmos onde muitos perderam o conhecido '' estado clerical''...foram julgdos pela justiça comum...
É errônea a vossa visao deturpada de nosso PAPA como um omissor nos direitos humanos...lembra do tsunami, JOÃO PAULO II...ENVIOU AS VÍTIMAS UMA QUANTIA APROXIMADA DE 3OO MIL DOLARES...e pq a midia não explicita isto...pq nao interessa -a e sim os fatores negativos...pois se auto-sustenta disso...de SENSACIONALISMO e DEMAGOGIA.
Quanto JOÃO PAULO II ser dotado de alguma espécie transcedental... por vias da razao nao... pq ele não é ato puro de ser e sim constituido de matéria e forma, ato e potência e substância e acidente...porém a olhos da fé como Paulo...em uma de suas cartas em 1tm...diz..."combati o bom combate,terminei minha carreira e guardei a fé..só me resta agora receber a coroa da justiça q O SENHOR JUSTO JUIZ ME DARÁ NAQUELE DIA...".
Quanto no q se refere a queda do comunismo o próprio JOÃO PAULO II, afirmou o q acabou de situar...porém não se pode negar q o mesmo PAPA teve grandes influências e expressão...como afirma o próprio Mikael Gorbatchev.
Se tens as suas revoltas contra a igreja, veja q somos seres humanos na busca transcedental e plena...porem o CRISTO...confiou e instruiu os sacerdotes a serem os nossos legítimos pastores...a nos conduzirem a felicidade plena...em comungar no Ser enquanto Ser... o Primeiro Motor Imóvel...DEUS.
Não queira ficar somente criticando...faça...se eres tão perfeito como afirma, fale-me de como é constituida a sua divindade...porém veja no exemplo de nosso PAPA um ARAUTO DA PAZ.
QUANTO A AIDS...na África é comum as pessoas comerem carne de chimpanzé e por isso este grande número e a doença lá já era conhecida e por ter se alastrado pelo mundo contornam as coisas...
No q diz respeito, quanto as mulheres na igreja ,elas possuem um grande espaço...agora esses alarmistas q estão por ai...são pessoas infelizes e mal realizadas e projetam nos outros o q gostariam de ser.
O MUNUS DA IGREJA é este...ANUNCIAR O AMOR E CRISTO...E NÃO DEVE SE MUNDANIZAR E ACOMPANHAR AS TENDÊNCIAS MUNDANAS E SIM SABER COMO DIRECIONAR O PASTOREIO DO POVO DE DEUS SEM DEIXAR DE CUMPRIR COM O SEU DEVER,COMO PROMOVER A DIGNIDADE HUMANA...
Termino por aqui...não leve isto como algo pessoal e sim como uma opnião q busca pressupor a verdade ...não desqualiicando o seu pensamento e sim alicerçar a minha visão negativa quanto aos seus conceitos e, na formulação e na estrutura desse mesmo pensamento...até mais...um forte abraço.
Publicado por: Derek Warhick Araujo Andrade às maio 16, 2005 04:25 PM
Caro Derek, eu não tenho qualquer revolta com a igreja, eu simplesmente não acredito na igreja.
Em relação ao que escrevi , são apenas factos indesmentíveis.
Quando tiver um pouco mais de tempo, respondo ponto a ponto do seu comentário.
Publicado por: cachucho às maio 16, 2005 05:07 PM
Muito obrigado por ter me correspondido...podemos entrar em contato para trocarmos experiencias...vejo q é uma pessoa de opnião e quem sabe por meio de nossas divergências podemos encontrar saídas para resolvermos problemas sociais nos locais onde vivemos...mande -e-mail...
QUANTO VC NAO TER NADA CONTRA A IGREJA E PELO FATO DE NAO ACREDITAR...PRESSUOPÕE QUE VOCÊ TENHA ALGO CONTRA A MESMA...PROCURE CONHECER MELHOR DEIXANDO DE LADO UM POUCO DESTE AUTO-SENSO CRÍTICO E DEIXE-SE ABRIR A NOVOS HORIZONTES...TÁ CERTO...GRANDE AMIGO...UM ABRAÇO...FICA COM DEUS..UMA PERGUNTINHA...POSSO...VOCÊ É DE PORTUGAL NÉ?PERCIBI QUANDO ESCREVIA A GRAFIA FACTO..PARA NÓS TEM UM OUTRO SENTIDO...BOM DISSO FALAMOS DEPOIS...ATÉ MAIS E FELICIDADES
Publicado por: Derek Warhick Araujo Andrade às maio 16, 2005 06:23 PM